conteúdo da página
Sem categoria

Surpreendente: Como viver a bordo de um Veleiro ou MotorHome pode transformar sua saúde!

Recentemente fiz um vídeo para nosso canal do YouTube falando sobre Vida Saudável. Será que é possível ter uma vida saudável vivendo a Bordo?

Um tema intrigante, porque aqui no Tortuga World é o lugar onde a vida é desacelerada e as aventuras não têm fim, melhor que seja de forma saudável! 💫🚐⛵

Acho que você já entendeu né, nosso estilo de vida é daqueles bem diferentes! Buscamos curtir a vida sem amarras, sem limitações, explorando tudo que o mundo tem a oferecer!

Passamos vários anos a bordo do MotorHome, rodamos esse Brasilzão de ponta a ponta, depois encaramos viagens internacionais, Uruguai, Argentina, Chile!

Hoje, estamos no comando de um Veleiro! Atracados no Caribe, lugar quente. 🌊⛵

 

Quando falamos de vida saudável, temos várias assuntos na lista. 🤔

  • ->Atividades variadas pra manter o corpo em movimento,
  • ->Alimentação que dê gosto na alma,
  • ->Conexões especiais com a natureza e com as pessoas,
  • ->Espaço pra circular numa boa,
  • ->Controle do estresse,
  • ->Rotinas flexíveis e, é claro,
  • ->Acesso a serviços de saúde.

 

Deve ter mais na lista de algumas pessoas, mas aqui com certeza cobrimos o básico

 

Pensa comigo, será que vivendo a bordo a gente consegue administrar tudo isso? 🤷‍♂️

Bom, com nossa experiência tanto no MotorHome quanto no Veleiro, o papo promete

Vamos mergulhar fundo em cada um desses tópicos e desvendar todos os segredos dessa vida a bordo! 🌅⚓

O primeiro tópico é

 

Atividades, as mais diversas atividades.

É possível ter um estilo de vida ativo a bordo?! 🏄‍♂️🚴‍♀️

Ah, viver em um veleiro com certeza faz com que você se mexa! Não sei se você sabe. Mas estamos em um ambiente marinho, o que por si só já é uma aventura! 🌊✨ E, tem o balanço do veleiro é algo que você só sente estando lá.

Os marinheiros brincam que estamos fazendo sempre yoga, sim uma sessão de yoga-barco!

Equilibrando-se a todo momento, trocando o peso de uma perna pra outra… Os joelhos até agradecem! Mas, claro, tem que tomar um certo cuidado pra não virar o Jack Sparrow e sair tropeçando por aí, com os balanços mais intensos. 😅!

Mas, a maior parte do tempo ficamos paradinhos em baías tranquilas, garanto que se acostuma rapidinho e nem percebe mais o balanço. Fica muito engraçado quando pisamos em terra firme! Parece que tudo está em movimento, os primeiros passos temos que dar com cuidado, mas, rapidinho adapta novamente. Essa é a vida de marinheiro!

Ah, e se curte atividades aquáticas, tipo nadar, fazer snorkel ou sair de kayak, então, estar a bordo de um veleiro é demais! Facilita um bocado, é verdade que nem sempre estamos no lugar mais favorável pra essas aventuras, porque entrar na água não é nada convidativo quando se tem que dividir o espaço com tubarões como aconteceu lá em Nassau, ou a água está turva demais por conta da concentração de outros barcos que despejam tudo na água, não é exatamente um problema pois a constante mudança da maré promove a renovação, nestes lugares você vai até a praia mais próxima que normalmente está logo ali. Na grande maioria dos lugares é só pular na água e curtir! 🏊‍♂️🐠

Agora, falando do MotorHome, a nossa casa sobre rodas também não fica pra trás nas oportunidades de exploração! 🚐🏔️ Se você mora em um MotorHome, é praticamente garantido que vai de um lugar ao outro, e aí é aquela chance de explorar os cantinhos mais incríveis que esse mundão tem a oferecer! Caminhar, fazer trilhas e outras atividades ao ar livre são convites que a gente não recusa. Fizemos muitas.

Meu momento mais épico no MotorHome? Ah, vou te contar! Foi quando fomos para El Chaltén, um lugar mágico na Argentina. Lá tem muitas trilhas mas a mais bonita é a que leva para o Cerro do Fitz Roy, uma trilha de 10 quilômetros. O primeiro é de subida, depois até que é bem tranquilo, você caminha por 9 quilômetros em meio a paisagens deslumbrantes, mas o último quilometro, é de escalada, até o alto do pico do Fitz Roy, simplesmente de tirar o folego. Muito intenso.

Infelizmente neste dia o Max, meu cumplice de viagens, estava com um probleminha nos pés e não pôde me acompanhar naquela trilha insana e subir a montanha comigo. Uma experiência épica e inesquecível!

Só um conselho, se um dia você passar por El Chaltem, vá fazer essa trilha, aproveite ao máximo, só não faz o que nós fizemos… Ir e voltar no mesmo dia, isso é loucura, 🤷‍♀️!

Me sinto até envergonhada por ter levado o Dalcio e a Marilda nessa aventura insana comigo! Nos quase morremos de cansados que ficamos. 🏔️✨ 😅

 

Enfim, falando de atividades, tenho mil histórias pra contar! É tanto lugar lindo e de tirar o fôlego que a gente poderia passar o dia inteiro falando disso! Uau, são momentos que ficam marcados pra sempre! 💫✈️

Então, galera, atividade é o que não falta! Com certeza dá pra ter um estilo de vida ativo seja a bordo de um veleiro ou no conforto do MotorHome!

 

Segundo tópico: Alimentação! 🍏🍤

 

A pergunta que não quer calar: será que viver a bordo favorece uma boa alimentação? Olha, a resposta é bem realista: sim, é possível! Mas, de vez em quando, pode rolar uns desafios, viu? 🤔

 

Achar legumes ou frutas frescas pode ser um pouquinho complicado às vezes, principalmente em alguns lugares mais remotos. Mas se você souber se preparar, tá tudo certo! 🥕🍅

Eu já passei perrengue no Norte do Brasil, mas acho que era mais porque eu não estava acostumada, por conta dos meus usos e costumes.

Tem a dificuldade de entender a cultura local, conciliar os teus hábitos e principalmente os teus gostos com os do lugar para onde foi.

Leva um tempinho pra pegar o jeito, tem que fazer contato com as pessoas do lugar e se adaptar.

O que pode ser uma oportunidade fantástica pra descobrir sabores novos e fazer amizade com as pessoas do local! Afinal, se quer um prato típico do lugar, nada melhor do que trocar uma ideia com quem é da região, não e mesmo? 🌮🥘

 

Agora, sobre alimentação a bordo de um veleiro… A não ser que esteja planejando uma travessia mais longa, quando o acesso a alimentos frescos fica meio comprometido. Está tudo bem. Nosso maior problema foi o custo dos produtos frescos em alguma ilha mais remota, é mais complicado porque vem tudo de barco e alguém tem que pagar por isso.

Nada que uma boa organização e planejamento não resolva! A dificuldade aumenta em travessias mais longas, até onde eu sei a duração das mais longas são por volta de 30 a 32 dias, e particularmente falando, não acho que é feita muitas vezes em uma vida.

Só se você quiser ter uma aventura no Ártico aí a história muda, pode passar de ano. Haja planejamento! 🥶❄️

Mas no geral, pra onde quer que você esteja indo, tem sempre gente saudável vivendo lá, comendo o que a região oferece. É a oportunidade perfeita pra abrir a mente (e o apetite) e descobrir sabores novos! 🌽🍍

 

Terceiro tópico: Conexões! 💫🌍

Viver a bordo vai te ensinar muito sobre conexões! Quer seja no MotorHome quer seja no Veleiro 🤝 E se você é tímido, pode se preparar, porque essa timidez vai embora, 💛! É impossível não se conectar com as mais diversas culturas e costumes ao longo do caminho. É uma experiência única! 🗺️✨

Além de se conectar com pessoas incríveis, você também aprende a se conectar com a natureza! E isso é mágico.

É tipo estar imerso nela o tempo todo, sentindo cada sopro de vento, cada gotinha de chuva, o calor e o frio com uma intensidade que nem dá pra explicar! 🌬️🌧️

Quando tô no MotorHome, é uma sinfonia de passarinhos cantando. Mas quando tô no veleiro, é como se os peixes quisessem bater um papo também! 🐦🐟 A energia que a gente sente é simplesmente gratificante.

Faz um bem enorme pra nossa saúde mental e emocional! 🧘‍♀️💛. Só não da pra deixar o passarinho fazer ninho no seu mastro, isso não da mesmo e eles tentam viu.

 

Só não se engana porque tem seus momentos de estresse também!

Quando rola uma tempestade, é você e a natureza lá, lado a lado. No veleiro, é onda alta pra todo lado, vento forte soprando, e a âncora pode até inventar de soltar, o termo náutico pra isso é garrar, eu acho engraçado esse termo, a ancora está garrando, logo vem a imagem de alguém tentando se agarrar em algo!

Isso quando não tem um enorme fluxo de barcos indo pra cá e pra lá, negociar as passagens, quem passa primeiro, quem passa depois, de que lado vai passar, essas coisas…

Só que isso passa, e você acaba se adaptando! Nestas horas mais tensas sente a adrenalina circulando e fica sem respirar direito mas, quando volta a calmaria, você relaxa.

Vale lembrar que o MotorHome também tem seus momentos de estresse! 🚐⚡

O trânsito intenso em cidades, procurar lugar adequado pra estacionar, ventos fortes, curvas perigosas, ravinas… tem muitas situações desafiadoras que também fazem parte da aventura no MotorHome!

Tudo isso deixa você bem conectado, tanto com pessoas como com a natureza, você é obrigado a ficar ligado no momento que está vivendo.

no fim das contas, a vida a bordo é uma grande aventura! Tanto faz se é com motorhome ou com veleiro🌊⛵

Quarto fator: Espaço de circulação! 🚶‍♂️🚶‍♀️

Vamos ser sinceros: espaço de sobra não é algo que encontramos facilmente a bordo, seja em um MotorHome ou em um veleiro. 😄 Se alguém disser que tem muito espaço, é porque tá com uma verdadeira “casa sobre rodas” ou em um veleiro gigantesco!

Agora, entre nós, dá uma confusão danada na cabeça! 😂 é um tal de esperar o outro passar, dar licença o tempo todo.

Às vezes, parece que tem mais espaço no veleiro porque você tem opção de lá dentro ou lá fora mas … Outras vezes parece que MotorHome é melhor porque, se está estacionado é mais fácil circular em volta dele! 🤷‍♀️ É como uma eterna disputa entre eles!

Bom, a verdade é que viver em um espaço mais compacto pode ser desafiador, especialmente quando temos mais pessoas a bordo. Mas é uma oportunidade única de aprender a conviver, lidar com as diferenças e construir laços fortes com quem tá junto nessa jornada. Afinal, é como dizem: “Juntos, somos mais fortes!” 🤝💪

O que leva o assunto automaticamente para o tópico 5

 

Gestão de Estresse

Quando as coisas ficam a flor da pele.

Viver a bordo faz com que você seja obrigado a conviver muito próximo dos companheiros negociando tudo o tempo todo, inclusive espaço.

Não sei se tem um segredinho pra aprender a conviver 24 horas por dia confinado, mas, se tiver me conta:

Acho particularmente que se conseguir desenvolver um sensor de vibração, vai ser mais fácil detectar que horas é bom procurar distância.

As vibrações individuais, cada um tem seu momento particular.

Acredite é pura arte, então eu sei que conselho não adianta nada mas se sentir um clima ruim, respira fundo e não confronta, espera os animos esfriarem antes, ou simplesmente esquece, talvez seja o melhor a se fazer, a pessoa sabe que errou! 🎭

Quanto a esse fator, tivemos mais dificuldade no motorhome do que no veleiro. Principalmente por conta do transito, onde os reflexos as vezes tem que ser rápidos, é fácil ter estresse no transito, seja por causa de uma ultrapassagem mais perigosa, erro na leitura do GPS. Não da pra se afastar rápido sabe? No Veleiro vc consegue sumir rapidamente mas no motorhome não, você está lá sentando com cinto de segurança te mantendo firme no lugar.

Esperar acalmar para conversar sobre o ocorrido pode ser bem desafiador mas é o melhor que se faz.

Eu acho que é aí que mora o encanto desse estilo de vida. Às vezes, precisamos respirar fundo, refletir um pouco antes de agir e lembrar que, no fim das contas, o amor e a união são o que nos mantêm firmes, superando os desafios!

Por isso que sempre repito, você se leva junto.

Esses momentos ensinam muito sobre quem você é e o que precisa trabalhar em você.

Aqui se me deixar levar vou entrar em assuntos de vibração e vo longe.  Vamos parar. Se quiser se aprofundar comigo Te convido a conhecer meu outro canal, o Tortugando, o link está neste linktree aqui

Bora falar do item 6 da lista

 

Rotinas e horários! 📆⏰

 

Ah, as rotinas e os horários… Será que é possível manter algum controle nessa vida livre e cheia de aventuras? 🤔 Bom, até é possível, mas olha, não dá pra contar muito com isso, não! Aqui é uma verdadeira montanha-russa de surpresas! 😄

A gente tenta programar as coisas, mas o trânsito ou o clima podem pregar umas peças e bagunçar tudo! 🌧️🚦 Às vezes, saímos mais cedo ou mais tarde do que o planejado. Mas sabe o que é legal? Essa flexibilidade toda permite que a gente siga o ritmo imposto pela vida livre e curta cada momento, sem pressa! 🚐🛣️

Até mesmo o horário do almoço é bagunçado! E a hora do banho, então? Hahaha, aí vai depender de uma coisinha básica: tem água pra tomar banho ou não? 😅🚿 Às vezes, precisamos dar umas improvisadas, mas tudo bem, faz parte da vida na estrada!

Outra coisa que aprendemos é a ouvir o nosso corpo. Se estamos com sono, vamos procurar um lugar pra descansar. Se estamos com fome, partimos em busca de uma refeição. Afinal, a fome pode ser mais psicológica do que real. Pensa comigo, às vezes, a gente come só porque é o hábito, o relógio avisa que está na hora de comer, mas aqui aprendemos a sintonizar mais com o que nosso corpo realmente precisa. 🥪🛌

E acredite, nossas rotinas e necessidades mudaram muito desde que começamos essa aventura! E isso é simplesmente incrível! 🌟

E por fim, chegamos ao último item: Acesso a serviços médicos! 👩‍⚕️🏥

Olha, quando se trata de cuidar da saúde enquanto estamos na estrada, as coisas podem ficar um pouquinho complicadas. 😅 Aquela regra geral de ter seguro saúde muitas vezes é uma necessidade, mas acredita que nós não temos? 😮 Pois é, não é algo tão simples assim!

Imagine só, tentar descobrir o custo de um seguro de viagem… Pode ser uma verdadeira saga! 😂 E olha que nós tivemos que fazer uma escolha difícil: pagar um bom seguro? Ou partir pra nossa vida a bordo. Seja no MotorHome ou no veleiro. A vontade de sair desbravando o mundo, venceu! 🌎🚐⛵

 

Enquanto estávamos no Brasil, até era mais tranquilo, porque tínhamos um plano de saúde que nos cobria em diversos lugares, e podíamos voltar rapidinho se fosse necessário. Mas aí, quando cruzamos as fronteiras, as coisas mudaram… 🌐

 

Encontrar um plano que cubra o ano todo no exterior é quase como encontrar um tesouro perdido! 💰 E se levarmos em conta a idade, a coisa complica ainda mais. Alguns planos só cobrem até certa idade, depois disso, eles simplesmente dizem: “Desculpa, não podemos ajudar!”. Ah, e tem mais uma pegadinha: a cobertura é por região! 😨 Você precisa dizer pra onde está indo e quanto tempo vai ficar. Mas, a verdade é que nós nunca sabemos ao certo, e isso acaba virando uma verdadeira aventura!

 

Então, por causa dessa realidade complexa, escolhemos seguir sem a cobertura de seguro de viagem. 😬 Mas ó, sempre tivemos uma sorte incrível: quando precisamos de socorro médico, encontramos uma opção de atendimento muito boa onde estávamos.

Por exemplo na Argentina. Procuramos por ajuda médica em dois momentos

Uma foi em Rio Turbio e a outra foi em El Calafate.

O médico de Rio Turbio que nos indicou de buscar por ajuda em El Calafate.

Fomos muito bem atendidos, e o custo infinitamente menor do que o que o seguro pedia, alias.. Não tinha seguro mesmo pro Max. Eles não fazem, pra dizer que não, fizeram por 6 meses e quando quis prorrogar a resposta foi que não era possível tinha que voltar e fazer outro.

Desistimos e não procuramos mais pelo seguro.

No caribe aconteceu novamente de precisar de socorro médico,

Quando o barco estava no seco para fazer a pintura de fundo o Max caiu da escada de acesso, ela era muito precária.

Tivemos que ir pro hospital pra fazer pontos no cotovelo dele.

E quando retornamos da tentativa de ir a Portugal mais uma vez, ele precisou ser socorrido.

Nós continuamos com o plano de saúde aqui no Brasil. Com isso contamos que no caso de alguma emergência maior seria possível voltar e ser atendido aqui.

Viu só? Nessa vida na estrada, precisamos estar preparados para enfrentar o inesperado, e contar com um pouquinho de sorte! 🍀🤞 Mas não se preocupe, a adrenalina da aventura e a gratidão por cada momento fazem valer a pena cada desafio!

Espero que você tenha se inspirado com as histórias de vida saudável a bordo do motorhome ou veleiro que compartilhei neste vlog. Viver em meio à natureza, em contato com o mar ou a estrada, nos proporcionou experiências únicas e emocionantes.

E falando em emoção, estou empolgado(a) em contar para você sobre uma das aventuras que vivemos e que se transformou em um livro eletrizante, cheio de emoção e superação:

‘Do Céu ao Inferno’.

 

Se você quer ser um dos primeiros a ter acesso a essa incrível história, é simples! Basta se inscrever no nosso Grupo Tortuga World, onde estaremos notificando em primeira mão sobre o lançamento do ebook. Assim, você garante seu lugar na frente da fila e vivencia conosco essa jornada emocionante desde o começo!

 

Então, não perca tempo! Clique no link aqui no nosso linktree.  Agradeço imensamente por todo o apoio e interesse em nossas aventuras. Estou ansioso(a) para compartilhar essa história emocionante com você

Se tiver alguma dúvida, é só deixar nos comentários que ficaremos felizes em responder!

 

Até a próxima, aventureiro(a)! 🚀🌟🚐⛵️

 

Deixe uma resposta