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Qual o Melhor Veículo para Fazer um MotorHome ?

O objetivo do seu Motor Home é te prover de um espaço aconchegante com conforto, a começar com uma boa cama que possa lhe proporcionar verdadeiro descanso. Porque sem um bom descanso o dia se torna um martírio.

Poder cozinhar, lavar a louça, ter uma mesa para almoçar e jantar protegidos das intempéries é tudo o que o MotorHome deve possibilitar, afinal de contas estamos falando de uma casa sobre rodas

MotorCasa = como se trata de uma casa, alguns requisitos mínimos precisam ser considerados por isso mesmo ele terá que ter pelo menos uma cama, banheiro, cozinha, armários, alem de sistema hidráulico e elétrico.

A ideia é que o MotorHome lhe permita ir a lugares diferentes das escolhas mais convencionais, sem perder o conforto de uma boa casa, mas vamos entender, não é um carro de corrida, é uma casa, um motorhome é um carro pesado, a permissão para trafegar é igual a de um caminhão, não ultrapasse essa velocidade, terá todo tipo de problemas se quiser que seu motorhome ande depressa.

Você também deve levar em consideração que o carro sofre com torções e vibrações que afetam toda a estrutura da moradia, e pense um pouco no motor, dependendo do veículo escolhido é frontal, faz barulho e aquece o ambiente, se este detalhe incomoda, vai precisar trabalhar no isolamento minimizando o desconforto.

Um detalhe que poucos levam em consideração mas é muito importante.

O PTB do carro (peso máximo que o carro pode carregar)

Verifique o PTB do carro pois não conseguir subir uma ladeira vai te deixar muito infeliz, sem dizer que se exceder ao PTB pré estabelecido do veículo vai comprometer a estrutura tanto do chassi quanto dos pneus, os pneus você até pode melhorar mas o chassi….

Os engenheiros estudaram muito, fizeram testes de todos os tipos antes de definir o PTB do veículo para garantir a segurança na estrada, se exceder vai causar problemas bem ruins, alem de correr o risco de ser multado, você não quer isso. O MotorHome leva um peso considerável, além das pessoas, terá também tanques de água, geladeira, comida, o material utilizado para fazer os moveis, combustível, baterias pesadas, botijão de gás.

efeitos do excesso de peso no veículo
efeito do excesso de peso

Sabemos que o caro já vem com o PTB pré-estabelecido, portanto é necessário fazer um exercício somando os pesos de todas as coisas que pretende colocar no carro, assim saberá se ela excede ou não o peso máximo indicado para o veículo.

Para decidir qual o melhor carro para o seu tipo de caravanismo pense um pouco sobre….

QUAL É A INTENÇÃO QUE VOCÊ TEM COM O MOTOR HOME?

O que você realmente está querendo?

Está procurando um carro que proporcione moradia? Diversão? Ou é um carro para te levar a destinos mais selvagens sem necessariamente ser um 4×4.

MORADIA

Um Motor Home pode ser simplesmente a sua Moradia.

Sim, por que não? Um carro pode ser uma moradia confortável, com um Motor Home você pode ter a vantagem de morar em qualquer lugar pelo tempo que achar necessário e depois se mudar com sua casa para outro lugar sem realmente sair de casa, somente alterando seu endereço. Já existem vários casais e até famílias que vivem assim. Não se locomovem muito, mas tem como moradia o carro.

Os motivos?

Dos mais variados, desde o custo benefício até a facilidade de se mudar para outro lugar levando tudo. Pode ser que o seu emprego te obrigue a se mudar com frequência e neste caso faz todo sentido que você decida por um motorcasa, facilitando muito o fato de não precisar ficar procurando um lugar adequado para alugar e depois ter que se mudar arrastando tudo.

Isso implica na escolha cuidadosa do modelo,

-> permitir ficar em pé dentro dele – não da para viver encolhido o tempo todo,
-> espaço para o banheiro e chuveiro – precisa ser adequado, no caso de seu MotorHome ser uma moradia permanente, tem que poder tomar um banho decente.
-> Circulação dentro da moradia – poder circular no MotorHome nos diversos ambientes, enquanto um está dormindo o outro pode usar a sala para trabalhar ou mesmo cozinhar.

Neste caso os micro-ônibus começam a ganhar muita força. E dependendo do tamanho da família o tamanho aumenta um pouco, tome cuidado, um carro muito grande pode lhe trazer problemas com manobras e áreas permitidas para estacionar o MotorCasa, se não for se deslocar com frequência, talvez este não seja um problema real.
Pense com carinho e pesquise as opções disponíveis, sempre pode instalar um slide-out para melhorar o espaço interno quando estacionado e levar um carrinho em um cambão para os deslocamentos locais.

Tudo bem, esse não é o seu caso, a outra opção seria.

FÉRIAS,

vários finais de semana por ano, diversos destinos.

O seu Motor Home também pode ser um carro que lhe proporcione férias incríveis, e se vai levar o seu Pet junto, tudo bem, você que decidi isso e não vai precisar pagar nada a mais por isso.

Imagine as possibilidades, se estiver trafegando por uma área bonita, parar para curtir, tomar café ou dormir, tomar um banho gostoso, fazer um bolo de cenoura, pegar aquela cervejinha gelada na geladeira.
Você sempre vai ter seu travesseiro e cobertores todos ali, pode criar a própria rota e cumprir esta rota  no tempo desejado sem estar amarrado aos horários de entrada e saída de hotéis. Viajar de motorhome pode ser de 40% a 80% mais barato que viagens tradicionais. Você já deve ter lido ou ouvido esta informação várias vezes. É claro que, indo a lugares com um padrão de conforto semelhante. Dependendo do lugar pode até ser que o MotorHome lhe traga mais conforto do que o que o local disponibiliza, sem contar que você vai conseguir fugir das armadilhas turísticas com mais facilidade, aumentando/modificando o leque de opções de destinos, (Obs.: – alguns destinos não recebem bem motorhome)

No caso de querer um motorhome para férias ocasionais, as possibilidades de carros ideais, aumentam um pouco, pois os espaços podem ser mais compactos, a ideia não é ficar dentro de casa quando se está de férias, a ideia é curtir o lugar para onde se vai e poder voltar para ter um abrigo protegido e uma cama confortável. Importante imaginar-se utilizando o carro, que tipo de lugar você mais gosta, o carro escolhido é adequado? Pense nas manobras que terá que fazer. Se você gosta de cidadezinhas mais antigas e o seu carro for muito grande não vai conseguir entrar.

problemas com motorhome muito grande, pode ficar atolado nas estradas
motorhome atolado em ladeira

 

 

Mas precisamos falar sobre a função mais tradicional quando o assunto é Motor Home

DESTINOS SELVAGENS

A outra opção é um MotorHome para destinos mais selvagens, com conforto e segurança e que tenha autonomia de água e energia. Um carro que seja fácil de manobrar e que não complique para encontrar um lugar adequado para estacionar. De preferencia um mais robusto e alto do chão, para enfrentar terrenos diversos. Se o carro não for muito grande terá facilidade em colocá-lo em um contêiner para poder despachar para destinos mais distantes. A maioria dos overlanders procura por um carro que seja 4×4, hoje em dia esta necessidade já não é tão grande, são cada vez menos os lugares que exigem que se tenha um carro assim, estude seus destinos preferidos antes.

É necessário decidir que tipo de turismo você vai fazer para saber qual modelo de MotorHome mais adequado.

Em qualquer dos casos acima, cheque a largura do carro, alguns modelos são muito estreitos, não permitem que a cama seja montada na largura do carro, impactando diretamente no aproveitamento do espaço interno

E veja a altura que o carro fica do chão, principalmente a parte que fica atras da roda traseira, certas estradas tem inclinações, como por exemplo cabeceiras de ponte, subidas e descidas de balsas, sair de uma rodovia principal para uma vicinal, as vezes é inevitável a passagem por estas inclinações na estrada, poderá bater a traseira ou ficar encalhado.

 

Vamos as plataformas mais comuns utilizadas.

 

 

qual o melhor motorhome

 

Kombi. Ésta é a mais tradicional e consagra o estilo, muitas pessoas acham que não podem fugir da Kombi por conta do custo, Mas sim, você consegue outros modelos acessíveis, a não ser que você seja um amante inveterado da kombi.

O maior problema da Kombi é ficar em pé dentro dela, para isso terá que modificar o teto aumentando o custo de todo processo fazendo um novo teto rígido ou pop-up mais alto. A altura não é o único problema da Kombi o outro fator de desgosto dos motoromeiros que escolheram a kombi é precisar ficar arrumando a cama todas as vezes, no inicio tudo é divertido, mas logo este fator começa a se tornar um detalhe que compromete a experiência na estrada, o último detalhe que deixa a kombi a desejar é o espaço para banheiro e chuveiro, bem complicado.

Felizmente existem outros modelos acessíveis que permitem a você ficar em pé dentro do habitáculo sem a necessidade de alterar nada, e para ilustrar estes casos temos

o Fiat Ducato, Iveco Daily, Citroen, Ultravan da Agrale, Mercedes Sprinter, Renault Master, Ford Transit e não podemos esquecer os Micro-Ônibus e os Caminhões, neste último, colocará um baú ou contêiner que servirá de moradia, confira os preços dos usados, os micro ônibus e ultravans podem ser bem acessíveis, você pode se surpreender, pesquise.

Como já falei antes, você terá que decidir o que é importante, a necessidade de acomodação que terá. Existem no mercado carros para todo o gosto e preço.

Lembre-se de pesquisar no mercado o que outras pessoas estão falando sobre o modelo escolhido por você quanto a custo de manutenção e peças. Nem sempre o consumo do veículo é o quesito mais importante, com certeza é a pergunta mais feita, qual o consumo do veículo, mas lhe garanto que o consumo é relativo, vai depender do peso que leva e das estradas alem do estilo de dirigir do motorista e do estado geral de manutenção do mesmo.

Agora um recado que considero muito importante, talvez o mais importante de todos.

Na maioria das vezes escolhemos um carro mais antigo por questão de preço, tornando-o mais acessível, mas por ser muito usado precisa de uma avaliação mecânica criteriosa.

Em qualquer dos casos na hora da escolha, leve seu mecânico, o custo por hora do mecânico é irrisório, o mecânico vai descobrir os defeitos ocultos, isso você poderá usar para baixar o preço do carro na hora da compra. Lembre-se, depois que você comprou o carro, todos os gastos são seus.

Ele, o mecânico, NÃO está emocionalmente envolvido no processo, vai conseguir olhar para o carro da sua escolha com olhos mais críticos do que os teus e você pode ser preservado de comprar um carro que só vai te dar dor de cabeça e altas despesas tornando o seu sonho um pesadelo.

Após comprar o carro e documentar precisa zerar o carro mecanicamente, antes de iniciar a transformação, minimizando a possibilidade de ele quebrar durante as viagens.

Tenha calma, pesquise bastante antes de adquirir seu modelo ideal, garanta que o sonho de montar seu motorhome não vire pesadelo. Você provavelmente levará dois a três anos montando seu MotorHome, o que é bom.

Sei muito bem que se conselho fosse bom ele seria vendido, mas tudo bem, ainda assim vou lhe dar um último conselho, não espere demais para tomar a decisão, se pretende adquirir um para montar, quanto mais próximo da aposentadoria, menos vigor e disposição terá de montar um, vai querer sair logo para curtir e não quer mais ficar perdendo tempo montando, sem contar que a restrição financeira e física vai prejudicar seu sonho.

Leve em conta que após os 65 anos, cada ano a mais aumenta a carga em 10 quilos por ano.

Nossa, conselhos contraditórios né, mas é isso ai. Obrigado pela sua leitura e por compartilhar do amor ao mundo do caravanismo.

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