conteúdo da página
Sem categoria

Perrengues x Melhor Lugar: Aventuras de Motorhome e Veleiro!

E aí, pessoal aventureiro! Hoje vamos contar um segredinho: quando o assunto é nossas aventuras, a galera fica grudadinha para ouvir sobre os perrengues que passamos! 😅 E, claro, não podem faltar as histórias incríveis dos melhores lugares que exploramos!

Mas a pergunta que não quer calar é: do motorhome ou do veleiro?  vivemos as duas experiências. 🚐⛵️ Mas é claro que vou contar tudinho, vem comigo!

Vou começar com o motorhome, que é a nossa casa sobre rodas! Passamos tantas horas explorando lugares lindos e desafiadores com o Tortuga, que as histórias são praticamente intermináveis!

E o maior culpado para a maior parte dos Perrengues foi o GPS… ele nos colocou em várias das furadas! 🙈 Invariavelmente ele nos levava por estradas de terra! Mas, Até aí tudo bem, a dificuldade fica para os solavancos e instabilidades, a adrenalina sobe lá no alto! 🌪️

É engraçado como, ao sair do asfalto, o mundo se transforma completamente! Nos sentimos em outro universo, mergulhando em estradas poeirentas cheias de aventuras. E as paisagens? Pirem nisso: campos verdes infinitos, bichos pastando livremente, e casinhas humildes ou com jardins estilosos! E, olha só, depois de uma curva, lá estava a cachoeira, soltando suas águas em córregos e laguinhos… Ahhh, bateu a nostalgia só de lembrar! 😍

Mas, nem tudo são flores! O asfalto também aprontou das suas, viu? A velocidade aumenta, as reações têm que ser rápidas, uma das vezes em que o Tortuga simplesmente para do nada foi em uma subida árdua e sem acostamento, e pra deixar tudo mais tenso, precipícios dos dois lados… Olha, um sufoco! 🚧 Naquela hora, viramos verdadeiros sinalizadores na estrada, mas até que deu certo! Sorte que o trânsito estava tranquilo, só uns caminhões grandalhões passando de boa… só que por sorte naquele momento não! 🚛

Quando estamos com um carro que é bem alto como era o nosso Tortuga tem o fator, vento! Se tem uma coisa que pegou a gente de surpresa foi o vento! 💨 Encaramos ventanias brutais tanto no Uruguai quanto na Patagônia, mas a experiência mais épica foi na Patagônia Chilena! Já imaginou pernoitar em uma área costeira sem abrigo, só o carro te protegendo do vento maluco? Foi tipo dormir num berço agitado! 😴

Em classificação de Dificuldades a cereja do bolo, ou melhor, a pérola do perrengue: nosso lugar favorito para passar perrengues… ops, quis dizer para vivenciar aventuras de tirar o fôlego! 😜 O campeão é o nosso querido e emocionante Jalapão! 🎉

Chegar no coração do Jalapão já é uma aventura a parte, mas todo o Jalapão é muita adrenalina, perrengues e momentos incríveis o tempo todo!

Tudo começou com a deslumbrante Lagoa da Serra, um lugar mágico onde a natureza é a protagonista. As paisagens eram simplesmente de tirar o fôlego! Imagina só: duas lagoas pequenas e uma lagoa maior, toda serena, com águas cristalinas e a majestosa montanha ao fundo, contrastando com a aridez ao redor. Parecia até uma joia preciosa reluzindo no meio do deserto! 😍

Mas não se enganem! Apesar da tranquilidade da lagoa, o Jalapão não brinca em serviço. No meio daquele vasto deserto de areia e arbustos baixos, sentimos a sensação de estar em um território selvagem, onde as onças reinam absolutas. O contraste entre a paz da lagoa e a presença imponente desses felinos majestosos nos deixou fascinados e respeitosos com a natureza selvagem que habita a região. 🐾

Enquanto estávamos na lagoa, a querida Dona Maria compartilha conosco uma de suas histórias encantadoras. Imagine, o lugar é um verdadeiro refúgio de paz, mas um dia chega um casal com duas adoráveis meninas. Uma delas já caminhava toda animada, enquanto a outra dava seus primeiros passinhos. A ideia deles era ficar por alguns dias naquele paraíso.

Dona Maria precisou respirar fundo com as crianças sempre clamando por atenção, enquanto a mãe parecia um pouco mais agitada, sempre chamando pelo pai.

Celso, olha a menina

Certa manhã, a mãe levou a menor das meninas para dar um passeio no terreno em frente à casa, quando a outra pequena exclamou empolgada: “Mãe, olha a vaca!”

Isso chamou a atenção da nossa amiga, e ela pensou consigo mesma: “Vaca? Aqui não tem vaca!” Curiosa, Dona Maria correu para ver o que estava acontecendo e avistou ao longe uma onça espreitando, pronta para dar o bote!

Sem perder tempo, ela gritou chamando pelos cachorros, que prontamente afugentaram a onça. Ufa! Foi um susto e tanto! A presença da onça ali perto deixou todos apreensivos, mas graças à reação rápida dos cachorros, o perigo foi afastado.

Para alívio de Dona Maria, o casal acabou decidindo ir embora no mesmo dia, levando as crianças e devolvendo o sossego ao ambiente. Assim, o lugar voltou a ser aquele cantinho tranquilo e silencioso que a Dona Maria ama!

Ah, mas isso não foi nem metade dos perrengues que enfrentamos! Quem aí já ficou atolado na areia do Jalapão? Nós sim! E foi uma verdadeira saga para sair daquela situação. Max foi buscar ajuda, e adivinhem só? Ele sofreu um acidente de moto no meio do caminho! O cara passou por uma aventura e tanto, mas, graças a Deus, ele e a moto ficaram inteiros! 🙏

Enquanto eu aguardava no MotorHome, um dos rapazes da Lagoa da Serra queria ir conosco de carona até a cidade. Só que a história fica tensa quando ele revela que deveria estar usando uma tornozeleira eletrônica! 😱 Sim, isso mesmo! O motivo? Ele conta que matou o irmão com uma faca igual àquela esquecida na pia do carro. Pensem no meu nervosismo! Mas felizmente, ele acabou voltando para a Lagoa em busca de um banho para se refrescar, e eu pude respirar aliviada. Ufa! 🙈

E os perrengues não pararam por aí! A ponte precária que somos obrigados a passar foi o motivo pelo qual um sítio não enviou o trator para nos ajudar. O veículo era pesado demais para aquela velhinha, e olha que nosso Tortuga é grandão! Foi uma verdadeira operação de resgate com a ajuda de um amigo mecânico que fizemos em Dianopolis e por acaso tem o mesmo nome do Max. Muita emoção, hein? 💪

E depois dessa aventura maluca, acham que desistimos? Claro que não! Voltamos para o Jalapão e partimos para o próximo destino: Mateiros! E, meu povo, a estrada até lá nos reservava mais desafios. O GPS, coitado, não sabia mais o que fazer! Parecia que tínhamos caído em um labirinto de areia! 😅 Mas com determinação e alguns instintos de sobrevivência, chegamos na cidade, enfrentando algumas interrupções no caminho, é claro.

Mateiros nos aguardava com seus atrativos turísticos irresistíveis: os fervedouros e cachoeiras! 😍 Cada um deles era um desafio arrebatador, que fazia nosso coração bater mais forte de emoção. Ah, o Fervedouro do Ceiça, um oásis cercado pela vegetação árida, era pura magia! Mas com apenas 15 minutos para aproveitar, o jeito foi curtir intensamente cada segundo e relaxar na Cachoeira do Formiga depois. Ah, foi um bálsamo para os músculos tensos após o caminho percorrido!

Hora de falar um pouco mais sobre nossos perrengues a bordo do veleiro!

Navegar em alto mar não é tarefa fácil, especialmente para os marinheiros de primeira viagem. As primeiras horas podem deixar qualquer pessoa mareada e desconfortável. Lidar com ondas altas, ventos contrários, correntes e marés incertas nos mantém alerta, sem a garantia de estarmos navegando em águas de profundidade adequada. A confiança no aplicativo de navegação pode ser posta à prova, já que o mar está em constante mudança, e os bancos de areia andam, com as tempestades e correntes mais fortes eles podem se deslocar.

Lembro-me de um dia em que o estai, responsável por manter o mastro principal em pé, quase arrebentou, trazendo uma dose extra de adrenalina ao cenário. Além disso, tivemos que enfrentar momentos de incerteza quando nosso capitão abandonou o barco, deixando-nos sozinhos em alto mar. Enfrentamos também o desafio de grandes navios que passavam bem próximos a nós, ficando sempre em dúvida se estávamos ou não em rota de colisão.

Mas, sem dúvida, nosso maior perrengue ocorreu quando decidimos ir rumo à Europa. A intenção era seguir até Saint Marteen, onde teríamos uma equipe para nos auxiliar na travessia. No entanto, o destino tinha outros planos para nós. Passamos dias incertos, sem ter muita certeza do que fazer e para onde seguir. Após preparar o veleiro com todo cuidado, partimos cheios de confiança. Porém, a realidade nos reservava uma jornada mais desafiadora do que imaginávamos.

Ao contrário do que a previsão do aplicativo indicava, nos deparamos com ondas muito mais altas e um mar revolto, deixando nossos estômagos embrulhados nessa situação adversa. Mas a história não acaba aqui! Essa jornada foi tão marcante que decidimos compartilhá-la em um livro, que já está em preparação, e até já temos a capa prontinha! O pré-lançamento está próximo, e mal podemos esperar para dividi-lo com todos vocês.

Agora, falando sobre o melhor lugar para onde fomos, essa é uma pergunta que sempre nos fazem, e é realmente difícil decidir entre tantos lugares incríveis que visitamos. Acredito que o melhor lugar é aquele que mais nos surpreende, onde rimos e nos emocionamos. Mas, acima de tudo, o que realmente define o melhor lugar é a experiência vivida lá.

Lembro-me da nossa primeira saída com o Motorhome, a emoção ao chegar na primeira cachoeira, ou a alegria de encontrar o lugar perfeito para passar a noite. O Caminho do Rei foi uma rota especial, e cada lugar que visitamos nos presenteou com paisagens deslumbrantes e pessoas encantadoras.

Em Ouro Preto, com suas ruas estreitas e charmosas, ou em Gramado, com suas paisagens em constante movimento de subidas e descidas, nosso coração transbordou de gratidão. A Cachoeira do Cavalo Queimado, no Jalapão, nos proporcionou uma sensação indescritível de conquista, e a Chapada dos Veadeiros, em Goiás, é um verdadeiro tesouro natural.

E como não mencionar a Patagônia, com suas curvas surpreendentes, ou a incrível carreteira Austral, no Chile, com seus campos floridos e picos nevados ao fundo?

Quanto ao Veleiro, já ficou um tiquinho mais fácil, porque temos menos experiênias e é verdade que a jornada foi um tiquinho mais desafiadora. Com menos experiência, cada conquista se tornou ainda mais gratificante. Nas ilhas de Exumas, nas Bahamas, o sentimento de superação foi indescritível ao chegarmos por nossa própria conta, e as águas cristalinas nos deixaram maravilhados. E quando ancoramos em Luperon, fomos acolhidos de forma tão especial que aqueceu nossos corações.

Mas, de forma um pouco desconexa, por conta de uma comentário em uma de minhas postagens quero fazer um adendo sobre nossas escolhas e como elas podem mudar nossas vidas. Antes de partirmos para todas essas aventuras, eu sentia um quase desespero por sair para viajar, pois vivia um estresse muito grande no trabalho. Na minha memória, os melhores momentos eram aqueles em que viajamos de bicicleta em Compostela, quando me sentia relaxada e realmente curtindo a vida. E assim, decidi que queria dar a volta ao mundo de bicicleta, acampando nos lugares onde chegássemos.

Rompi com tudo com a intenção de ir em busca desse sonho, mas, após três longos meses, algo surpreendente aconteceu. Senti o estresse sair do meu corpo, como se ele estivesse me abandonando. A ânsia de viajar já não fazia mais sentido para mim. Foi um momento de reflexão profunda. Percebi que às vezes, aquilo que desejamos ardentemente pode ser apenas uma fuga, uma tentativa de escapar das pressões do cotidiano.

O que eu quero dizer com tudo isso é que, às vezes, é importante olhar ao nosso redor e nos perguntar se o que desejamos é realmente o que queremos, ou se é apenas uma forma de buscar alívio temporário para nossas preocupações. É essencial buscar o que é verdadeiramente importante para nós hoje, e descobrir se há alguma maneira de realizá-lo, mesmo que de forma diferente do que inicialmente imaginamos.

A vida é cheia de surpresas, e nossos sonhos podem se transformar ao longo do caminho. O importante é estarmos abertos para novas possibilidades e vivermos cada momento com intensidade e gratidão.

Agora, encerro essa postagem com um sorriso no rosto, pois compartilhar essas histórias com vocês tem sido uma verdadeira alegria. Mal posso esperar para descobrir qual será o próximo tema de nossas conversas! Se cuidem e até a próxima! 😊🌴✨

Deixe uma resposta