conteúdo da página

Aquecedor de Ambiente para MotorHome

Eu gosto muito de usar casacos, meias, cachecóis e gorros, mas não gosto de passar frio, inocentemente achei que esse era um problema de uma pequena parte do Brasil, ledo engano, em muitos lugares faz muito frio no inverno, claro que no sul do País as temperaturas são mais baixas, por sorte são poucos meses no ano. Agora vamos combinar, quem é que gosta de utilizar tantas camadas de roupas o tempo todo, é preciso ter algum alívio do frio, da mesma forma que é preciso ter um alívio do calor.

Nós estamos procurando destinos bem mais frios do que os daqui do Brasil, pretendemos ir de 4 a 5 mil quilômetros mais para o sul, mais precisamente, Ushuaia.

A intenção é alcançar o fim do mundo em pleno verão e ainda assim, o conforto térmico pode ser desastroso, já aconteceu de nevar no meio de dezembro, apostar em clima bom é apostar com o azar, uma chance em ??? nem sei dizer.

Exatamente por isso, resolvemos apostar em um aquecedor de ambiente, a forma como encontramos para ter o conforto necessário em nossa casa ambulante, gostamos de viajar, gostamos de ter liberdade de escolhas, tanto faz o terreno ou a direção, porque evitar os lugares frios se podemos nos proteger das baixas temperaturas.

Todos sabemos que não se pode utilizar qualquer aquecedor em motorhome, como o ambiente é pequeno qualquer competição extra para o oxigênio é desaconselhável e pode trazer experiências desastrosas. Nosso lema sempre foi que com um bom planejamento e cuidados básicos, a aventura é apenas isso, uma aventura divertida, não um drama.

Já vimos casos em que foi instalado um aquecedor de passagem dentro do habitáculo, o que trouxe sérias consequências para os integrantes na hora de sua utilização, não gosto de imaginar o drama, se este aparelho que só liga quando se está usando a água para a louça ou o banho já foi suficiente para causar um quase desastre, imagine o que pode acontecer se estivermos com algo semelhante ligado por um longo período. Ninguém quer queimar o pouco oxigênio dentro de um motorhome pequeno fechado por conta do frio.

O aquecedor que encontramos é um aparelho próprio para veículos.

“Aquecedor de ambientes para barcos”.

É a forma como procuramos o modelo no mercado, encontramos um utilizado em larga escala nos motorhomes tanto americanos como europeus, a maior vantagem do sistema é que utiliza diesel para aquecer o ambiente, o ar que necessita para manter a chama, capta de fora, evitando assim acabar com o oxigênio já escasso em um ambiente fechado. Seu controlador é um dispositivo LCD 12 volts e o consumo é muito muito baixo, apenas 40 whats, algo em torno de 0,8 A, pode tranquilamente tocar com sua banca de baterias que ela não vai esgotar o sistema.

Quanto ao consumo do diesel, este é de aproximadamente 1 litro a cada quatro horas de funcionamento, depende claro da intensidade do calor desejado. Mesmo assim econômico.

Adquirimos o produto na americanas.com, mesmo assim ele foi importado, ao contrario do que imaginamos ainda foi necessário aguardar o prazo da importação e pagar as devidas taxas alfandegarias. Algo que nos surpreendeu e a princípio nos irritou, no fim, quando nos acalmamos e entendemos o processo, ficou tranquilo.

Você pode importar direto de alguma empresa lá fora ou fazer como fizemos, utilizar os serviços da americanas.com, saiba no entanto que terá que se cadastrar no site dos correios e acessar a pagina de minhas importações para pagar o boleto e liberar o pacote para ele continuar com a trajetória até o endereço escolhido por você.

Agora relato uma confusão que nos deixou preocupados por um bom tempo

Nosso pacote levou muito mais tempo para ser liberado na fiscalização do que o devido, recebemos uma correspondência tanto da americanas.com quanto dos correios avisando da necessidade de pagar o imposto e liberar o produto para continuar seu trajeto até nosso endereço, quando acessamos o site dos correios seguindo as orientações recebidas, conferir o valor do imposto atribuído e proceder com o pagamento, outra pessoa (alguém) havia entrado antes e pedido revisão do imposto. Imaginem a confusão causada, tudo o que imaginamos a respeito do que poderia ter acontecido, quem teria a senha para entrar no site com nossos dados e pedir a revisão do imposto?

Quando finalmente conseguimos conversar com o 0800 dos correios eles nos explicaram que pode acontecer (deve acontecer com certa frequência) de duas pessoas diferentes terem o mesmo código de rastreamento, este “erro” vem da empresa que nos fornece o código para o cliente, ou seja, ninguém invadiu o sistema utilizando meu login e senha.  Ufa.. explicado.

Ficamos tranquilos quanto a estar com o código correto pois recebemos uma correspondência dos correios com as explicações de como proceder, o transtorno no entanto aguardar um tempo indefinido para a fiscalização rever o tributo e pagar o boleto e enfim receber o pacote.

O processo levou um tempo muito precioso atrasando em mais de 30 dias nossa partida.

Nosso protetor de ambientes no entanto exige alguns

Cuidados

Como alguns aquecedores deixam o ambiente mais seco, é recomendado controlar a umidade do ar, caso seja muito baixo, pense com carinho em um umidificador de ambientes ou jogue toalhas molhadas aqui e ali. Para quem tem problemas respiratórios, esse cuidado é essencial, pois o uso inadequado do aquecedor pode desencadear crises.

Além disso, os aparelhos não devem ser usados perto de objetos inflamáveis. Portanto mantenha o aquecedor à distância de cortinas, tapetes, móveis e plásticos, e jamais use o equipamento para secar roupas e sapatos.

Deve-se prestar atenção, também, para que a temperatura do ambiente não fique muito elevada, principalmente se a área for muito pequena. Isso pode causar queda na oxigenação, baixa na pressão sanguínea, desmaios e vômitos.

Limpeza

A manutenção do aquecedor de ambiente evita a proliferação de micro-organismos prejudiciais à saúde, que podem agravar casos de rinite, bronquite e asma. Por isso, é preciso tirar semanalmente a poeira do lado externo com um pano levemente umedecido. Já as grades podem ser higienizadas com uma escova macia.

Além disso, é fundamental consultar o manual de instruções do fabricante para programar a limpeza da parte interna, como filtro, compressor e motor. Como são equipamentos que passam muito tempo guardados, é importante fazer uma revisão das suas condições antes de ligá-los novamente.

 

segue os vídeos com o aquecedor que escolhemos e os detalhes da instalação

Deixe uma resposta