conteúdo da página

Vale a Pena investir em um MotorHome ?

Após ter abordado o assunto custos de se viver e viajar em um MotorHome, preciso fazer uma pequena analise a respeito do investimento feito em nosso Tortuga

Será que vale a pena investir em um MotorHome?

Já vi uma analise semelhante antes, foi no período que estávamos construindo/modificando o nosso Tortuga. Detalhe, levamos três anos construindo, foi a forma que encontramos de financiar um MotorHome para nós, só era investido o possível, caso contrário, esperar a reserva financeira permitir dar mais um passo.

A conclusão na matéria em questão, não compensa investir 300 mil em um MotorHome para viajar se você não utilizar seu MotorHome com frequência (na verdade concordo), o melhor é investir este capital em uma aplicação financeira e viajar para o destino desejado buscando alternativas baratas (algumas das sugeridas por ele, não estamos dispostos). Ou seja, você só vai investir no MotorHome se o seu sonho incluir ser dono de um, não necessariamente tornar suas férias mais baratas. Agora é que vem o maior problema.

Onde você consegue um retorno de 0,9% ou mais?

Para meros mortais é bastante complicado, falta educação financeira no País, quando tem deixa a desejar.

Mas voltando ao post em questão, ele não apresenta os números, ficou muito difícil chegar aos cálculos que estava dizendo, gostaria de ter visto os números. Não consegui chegar a mesma conclusão dele fazendo contas, fiquei com muitas perguntas e uma conversa pessoal seria desejável.

Qual é a minha percepção a respeito, não sou economista para ter uma analise econômica correta sobre o assunto, só sei que investimos menos de 100 mil reais para transformar uma Agrale 1.800 ano 91 em um MotorHome, nosso Tortuga, com toda a parte mecânica revisada, posso dizer que ele agora é um carro novo. Vamos partir do princípio de que o valor foi de 100.000 para facilitar as contas.

Comprar um pronto, mesmo de segunda mão, sem chance.

Explicando melhor, não tínhamos o montante total disponível, se você tem, compre pronto e vá ser feliz, como falei anteriormente, a única forma de alcançarmos o sonho para enfim ter condições de viajar sem rumo e sem prazos, construir nós mesmos, na matéria que me refiro, você deveria ter em mãos o capital disponível para colocar em uma aplicação financeira, levaria muito tempo tentando juntar esse capital, prefiro viajar, foi o que nós fizemos, enquanto alterávamos o carro, sempre que possível viajávamos com ele, mesmo sem terminar.

140 noites

Sempre sonhamos em viajar, pegar um rumo qualquer e ver onde vai dar por pelo menos três anos ou mais, já dormimos dentro de nossa casa móvel, até esta data, por 140 noites, estivemos nos mais diversos lugares, montanha, praia, interior e também alguns lugares sem nenhum hotel ou pousada por perto.

Tive a curiosidade de levantar os custos de um hotel ou pousada nas respectivas regiões para conseguir comparar quanto teríamos gasto a mais, caso tivéssemos que pernoitar em um quarto de hotel ou posada, tomei o cuidado de escolher o que estivesse ao nosso alcance, ou seja o mais em conta possível no destino em questão, busquei nos sites mais comuns para achar um pouso, os valores encontrados oscilaram de 120 reais por noite para o casal até 350 por noite.

Não calculei traslado nem aluguel de carro. Nossos gastos teriam aumentado somente com as pernoites em no mínimo 195,31 reais por dia, R$ 5.829,35 por mês, não fiz cálculo de quanto teria gasto a mais com alimentação, isso ficou impossível de se prever.

A conclusão na qual chego é que terei o carro totalmente pago ao longo de um ano e quatro meses viajando, com o detalhe mais interessante de todos, ainda terei um motorhome para vender, saldo residual.

Será que valeu ter investido em nosso MotorHome?

É claro que se tivéssemos que ter investido 300 mil em um MotorHome este prazo de amortização do capital fica bem mais longo, você teria que usufruir do seu MotorHome por muito mais tempo, e se for calcular o gasto com a manutenção então o prazo se alonga ainda mais. Mas eu sei que não teríamos conseguido visitar alguns dos lugares idílicos que visitamos, não gostaria de ter perdido esta oportunidade por nada, só por este detalhe, pra nós, valeu muito ter investido no MotorHome.

Compensa investir em um MotorHome?

Deixo isso para que você mesmo decida, nós estamos bem satisfeitos com o retorno que nosso “capital investido” nos proporcionou até o momento e vai nos proporcionar ainda mais, já comecei as pesquisas para ter uma ideia de quanto gastaria em hotel ou pousada nos lugares onde pretendemos ir na próxima saída, Uruguai, Argentina, Ushuaia, Chile, Peru, Bolívia, pelo que conseguimos apurar até o momento, o valor dobra.

A…. é claro, existe uma analise muito diferente a ser feita, se você assim como vários casais que conhecemos resolver investir em um MotorHome em vez de investir em uma casa fixa, neste caso os cálculos são bem diferentes e o tipo do carro escolhido também, a começar pelo tamanho do seu MotorHome, esta é outra analise em se tratando de calcular o retorno do capital investido, será que vale a pena? gostaria de saber sua opinião.

 

agora um recadinho, se você gosta dos nossos posts, pode se inscrever e assim será notificado quando postarmos algo novo.

6 comentários em “Vale a Pena investir em um MotorHome ?

  • 7 de agosto de 2019 em 7:57 PM
    Permalink

    Boa tarde. Sou experiente em viagens com a família. Não moto Homer…mais carreta . Trabalhando onde os custo tem que ser reduzido. Nao ha como comparar um veiculo com hotel…a medio prazo ou a curto prazo o veículo se paga. Além do lucro emocional, você conhece pessoas boas ou ruins não conhece garçons. Estou sonhando com o motor Homer e acredito possível o custo de andar. Tchau obrigado

    Resposta
    • 7 de agosto de 2019 em 8:02 PM
      Permalink

      Verdade Anésio, não me arrependo em momento algum ter investido no MotorHome, ter a possibilidade de aproveitar cada pequeno momento da viagem, coisa que o MotorHome oferece com muita maestria é impagável.
      obrigado por seu comentário.

      Resposta
  • 14 de agosto de 2019 em 11:47 AM
    Permalink

    Bom dia Tortuguenses,se é que posso dizer assim. Estou fazendo um motorhome em uma Splinter 313 2009,está 90% pronta ,só está faltando acabamento . Meu sonho inicial é visitar todas 417 cidades do meu estado BAHIA ,em aproximadamente 15 a 16 meses,e depois outras partes do Brasil:Acre,Rondonia por exemplo. Sua analise é um bom incentivo . Obrigado!

    Resposta
    • 15 de agosto de 2019 em 2:03 AM
      Permalink

      suuuper legal, 90% pronto? uau. parabéns.. visitamos a Bahia, rsrs mas estamos muito longe de conhecer os 417 municipios. mesmo assim amamos.
      os vídeos estão no canal.
      Brasil é maravilhoso. vale muito a pena, você vai gostar

      Resposta
  • 26 de outubro de 2019 em 1:41 AM
    Permalink

    Gostei dos comentários, vou continuar alimentando o meu sonho de ter um motohome montado ou comprado, ainda não decidi.

    Resposta
    • 26 de outubro de 2019 em 12:54 PM
      Permalink

      Boa sorte amigo, precisamos alimentar nossos sonhos, vale muito

      Resposta

Deixe uma resposta