conteúdo da página

Diário de Bordo #014 – últimos ajustes

Nosso capitão chegou, após ele se acomodar e o passeio maravilhoso proporcionado pelo Kevin, assunto abordado no diário de bordo 013, iniciamos o planejamento da nossa partida.

O registro do cano de escoamento do porão voltou depois de muita luta para o lugar de origem.

Passamos os próximos 8 dias vendo todos os detalhes do barco.

Lubrificando o motor, controlando o leme e o piloto automático, âncoras e correntes, verificando estais, equipamentos de navegação bem como a linha da vida, uma linha que fornece uma segurança extra em travessias, vai de proa a popa do veleiro bem no centro, importante para a pessoa estar amarrada ao barco e não ser jogada ao mar nos movimentos mais bruscos das ondas e dos ventos.

Verificamos o sistemas de navegação funcionamento do rádio do AIS, ecobatimetro, e velocidade e direção do vento.

Alguns pontos devem receber uma atenção mais cuidadosa, nosso alternador de 12v parece não estar funcionando para carregar baterias, item muito importante visto que ainda não temos painéis solares instalados.

Você pode estar se perguntando porque ainda não foi instalado, é que requer um investimento extra e agora não é possível, está fora do nosso alcance.

Todo esse procedimento leva muito mais tempo do que gostaríamos.

E enquanto tudo isso está sendo verificado estamos de olho em uma janela de oportunidade do clima.

Traçamos nossa rota e conferimos os procedimentos nos portos de saída e de chegada. O país está aberto? precisa de visto? testes de saúde? todos estes dados são muito importantes para não ter surpresas na chegada em um novo porto, não conseguir desembarcar é bem ruim, temos uma limitação de água e comida a bordo.

Mas o planejamento não se resume a estes detalhes, também precisamos acompanhar o clima, o vento é favorável?

Existem sites específicos que ajudam no planejamento.

Para tramites de entrada e saída dos portos o Noonsite é o mais utilizado, nas últimas duas décadas, o Noonsite tem sido a principal fonte de informações sobre cruzeiros em todo o mundo para velejadores, incluindo uma riqueza de informações atualizadas sobre praticamente todos os países de interesse. Como a única fonte na web para informações detalhadas sobre as formalidades do país e o que esperar quando você chega pela primeira vez em um porto estrangeiro, além de informações sobre o porto e a marina, uma riqueza de relatórios de cruzeiros e as últimas notícias sobre cruzeiros, o Noonsite deve ser marcado como o sitio da web favorito de um capitão.
Os usuários do Noonsite compartilham informações uns com os outros por meio da função “comentários” em todos os portos, países e relatórios, e o boletim informativo mensal é a maneira ideal de se manter atualizado sobre o que está acontecendo no mundo dos cruzeiros de longa distância. O Noonsite continua sendo um recurso gratuito para a comunidade de cruzeiros.

Para traçar as rotas não tem outro é o navionics. Com ele você pode traçar as rotas marítimas pelo mundo todo e saber se vai encontrar dificuldades no percurso como arrecifes ou baixa profundidade, terá uma ideia aproximada do tempo do percurso e da quantidade de combustível que irá gastar. Quer ser um velejador? aprenda a utilizar o navionics.

e por fim para as previsões climáticas o Windy. Impossível prever uma saída segura sem conferir o site antes, quais as condições climáticas que teremos no percurso, direção e força dos ventos, altura e periodicidade das ondas, correntes e muito mais.

Nossa aprendizagem está sendo muito intensa nestes dias de preparação, os dias são longos e gratificantes.

Por sorte já tínhamos algum conhecimento e nem tudo é novidade para nós se não fosse isso ficaríamos loucos.

Bem, antes de partirmos de fato, precisamos estar bem abastecidos com comida, água e combustível, bem como ter o mínimo de remédios a bordo.

 

até o Diário de Bordo #015

voltar para o Diário de Bordo #013

voltar para o Diário de Bordo #001

2 thoughts on “Diário de Bordo #014 – últimos ajustes

  • 17 de fevereiro de 2021 em 9:16 PM
    Permalink

    Não demora e estarão velejando.

    Alguem experiente faz a diferença.

    Imagino as confusões entre conversão unidades de medida,
    rosa dos ventos, tipos de nós e escorregões no convéns que
    voces terão nesse batismo.

    Boa velejada!

    Resposta
    • 17 de fevereiro de 2021 em 9:48 PM
      Permalink

      hehe.. escorregões no convés,, mas devidamente amarrados na linha da vida

      Resposta

Deixe uma resposta