conteúdo da página
homesegurança em um MotorHome

Fogo no MotorHome

Um dos assuntos que invariavelmente assombra os donos de MotorHome é a possibilidade de ele pegar fogo e assim você perder todo o seu investimento.

Muitos se preocupam com os materiais que precisamos usar na hora da construção para então ter maior segurança. Utilizar material anti-chamas pode ajudar, mas não vai resolver, os materiais que vamos encontrar eles são em sua maioria materiais que retardam o fogo mas não são totalmente anti-chamas, precisamos pensar também que em um MotorHome você estará com muito material inflamável espalhado.

Roupas de cama, estofados, líquidos inflamáveis, sistema elétrico, fios descascados por conta da fricção, tubulação de gás, e outros mais, estes são os materiais que você vai ter dentro do seu Habitáculo sucetíveis ao fogo muito antes do material que foi utilizado para o isolamento ou revestimento.

Se analisarmos o lado de fora, teremos, combustível ou óleo derramado no motor, lonas de freio que esquentam, um simples churrasco que você está fazendo e por algum motivo qualquer foge do controle e o toldo pegou fogo, curto circuito em benjamins ou adaptadores inadequados de baixa amperagem sendo utilizados inadvertidamente.

Motivos para um incêndio não faltam, neste caso o que fazer.

 

O mais indicado é simplesmente Extintor de incêndio. Tenha mais do que um extintor em mãos, eles não são tão caros assim e podem salvar seu patrimônio e até vidas.

Qual é o tipo de extintor que vamos utilizar?

O extintor mais apropriado para cada tipo de incêndio depende do material que está pegando fogo. Em alguns casos, alguns agentes extintores não devem ser utilizados pois colocam em risco a vida do operador do equipamento. Os extintores trazem escrito nos seus cilindros para qual evento ele é mais indicado então podemos facilmente saber qual é mais eficiente para o momento. Veja tabela abaixo

 

 

De qualquer forma, a indicação recebida de um bombeiro é que pense com carinho em utilizar principalmente para a parte interna do MotorHome o extintor do tipo CO2

Esta indicação se baseia no fato de ser um produto extintor limpo!

O detalhe que deve ser pensado é que qualquer um dos extintores a base de pó em um princípio de incêndio, vai apagar o incêndio mas deixa resíduos que podem ser danosos para os equipamentos salvos do incêndio. Nesse caso está se garantindo que o incêndio não se espalhe, mas naquele local possivelmente haverá perca dos equipamentos, sem falar que ficará tudo contaminado pelo pó.

Portanto essa escolha vai se basear no valor dos extintores, pense com carinho se não compensa o extintor de CO2.

 

Veja o vídeo a respeito no nosso canal do YouTube.

 

 

4 thoughts on “Fogo no MotorHome

  • Robério

    Assunto importantíssimo. Parabéns. Gostaria que em outra oportunidade abordasse o tema segurança nas estradas. Sendo o motor-home normalmente um veículo lento todos nós estamos expostos. Assim, imagino que situações nas estradas, nos postos de gasolina ou em qualquer lugar público onde todos sabem que portamos pertences de valor ou dinheiro,nos tornam presas fáceis. Em função disso gostaria também que abordasse o uso da comunicação para a prevenção. Grato.

    Resposta
    • Tortuga World

      Boa tarde Robério, obrigado pela indicação
      Tema anotado. Sobre comunicação, fizemos uma matéria a respeito de rádio PX
      você viu essa matéria? Uma das indicações é justamente aumentar a segurança.
      se não viu. Pode conferir aqui neste link https://www.tortugaworld.com.br/2018/10/25/radio-px/

      Resposta
      • Robério Salles

        Sim, eu vi e por isto mesmo citei o assunto pela comunicação como poderosa aliada à nossa segurança, mesmo em cenários seguros. Abordo esta questão pelo fator prevenção, que vai além da minha formação profissional. Sei que assim como existem riscos em qualquer ambiente, também existem protocolos contra eles. Assim, se dominamos e fazemos uso de protocolos (comunicação seria apenas um deles) nos preservamos, nos ajudamos e até contornamos situações adversas com mais facilidade. Entendo que quando um movimento como este ganha notoriedade é visto como um tipo de “tribo” passando uma imagem de coesão de famílias e isto tende a afastar os mau intencionados.

        A preparação, no sentido de auto-preservação, minimiza os riscos e contribui para tornar a circulação caravanistas com suas limitações de velocidade (por exemplo) ainda mais segura. Por isso achei este assunto tão pertinente. Entendo que tem mais a ser explorado. Além disso sugeriria que talvez pudesse indicar alguns links que nos introduza no ambiente dos “MACANUDOS”, nos conduzindo desde o início, apresentando os equipamentos, as antenas, entre outras particularidades. Acho que além de acrescentar mais pessoas a este grupo tão significativo penso ser uma excelente forma ajudar a materializar o sonho de pegar a estrada, com muito mais domínio e segurança.

        Resposta
        • Tortuga World

          a, ok, entendo
          é matéria boa, muito a ser falado, estou pensando em um material assim, vamos ver quando conseguirei. Obrigado

          Resposta

Deixe uma resposta