conteúdo da página
acamparviajar de MotorHome

A Arte de Dirigir um MotorHome

Trafegar em uma rodovia, dirigindo um MotorHome é uma arte, precisa sentir o prazer de trocar as marchas sem perder a consciência de que independente do veículo que tenha, a velocidade que você pode imprimir nela é diferente de um veículo normal, há de se considerar que um MotorHome ou Camper altera toda a geometria e o peso da viatura, requerendo uma direção muito mais defensiva e cautelosa, você tem uma máquina pesada nas mãos, cada freada, ultrapassagem, subida de serra, joga uma adrenalina toda especial em suas veias.

Precisa de atenção especial até porque o veículo tem que ser tratado com carinho, pois é ele que vai nos levar, com segurança, tudo vai depender de como vamos conduzi-lo imagine o motor como um coração, trate-o com carinho, pense em paradas periódicas para refrigera-lo, e se puder deixe funcionando o motor até a temperatura baixar, confira sempre os Pneus para averiguar se tem algum problema, o pneu furado tem um som “chocho”

Olhe sempre em baixo para ver algum possível vazamento…..e assim por diante

A velocidade que se pode ir é outro fator a ser considerado

Há a necessidade de manter-se em uma velocidade controlada, pois na frenagem, ou até mesmo em curvas mais acentuadas você sente o peso nas mãos e você não quer ficar em uma situação em que não tem o que fazer se estiver acima do que é considerado razoável. Creio que algo prudente seria em torno de 90 a 100 km, por hora, a considerar as condições da estrada, visibilidade, se é dia, ou noite. Considere também, sempre, que se estiver de MotorHome suponho, estará passeando e em passeio não se deve ter pressa, deve-se curtir o caminho.

Sempre considere a resolução do Detran MotorHome, Camper, Trailer…. não importa devem seguir a velocidade máxima permitida para caminhões.

Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN) publicou em 13 de dezembro de 2011 a resolução N° 396 a fim de uniformizar a velocidade máxima permitida para cada tipo de veículo. Mesmo com quase seis anos de existência, muitos condutores não conhecem muito bem essa regra  e são surpreendidos com uma multa de trânsito por ter rodado acima da velocidade máxima permitida.

A resolução divide  os veículos em dois tipos:

Veículos leves – Correspondendo a ciclomotor, motoneta, motocicleta, triciclo, quadriciclo, automóvel, utilitário, caminhonete e camioneta, com peso bruto total – PBT – inferior ou igual a 3.500 kg.

Veículos pesados –  Correspondendo a ônibus, micro-ônibus, caminhão, caminhão-trator, trator de rodas, trator misto, chassi-plataforma, motor-casa, reboque ou semirreboque e suas combinações.

Então modere sua velocidade, para que pressa se você já está em casa. Programe suas paradas com antecipação a cada 150 ou 200 km, assim todos descansam, inclusive seu MH, fazer um diário de bordo com planejamento do percurso, para não ter surpresas com trechos ermos, falta de combustível e refeições fora do horário me parece uma boa ideia. Os sentidos de observação e reação do motorista depois de dirigindo por várias horas sem descanso ficam prejudicados, pare um pouco, sua cama está logo ali, rsrsrs

Alimentação leve de manhã, a base de frutas, muita água durante a viagem, com a vantagem de estar sempre fresca pois você terá a disposição uma geladeira, evitar refrigerante, o excesso de açúcar deixa a pessoa mais elétrica, uma pausa para um café, em algum recuo para descanso nas rodovias pode ser bom, como já disse mais acima, aproveite o caminho é para isso que você está na estrada em um MotorHome

Evite dirigir a noite a não ser que tenha um destino específico. Dirigir até 17 ou no máximo 18 horas, é o ideal, procure um lugar para pernoitar, normalmente onde tem bastante caminhão, postos 24 horas é um bom local, os motoristas de caminhão precisam de suporte e sabem muito bem, quais são os melhores lugares.

Resumindo.

Motorhomes não são difíceis de conduzir, e essa é uma razão que se tornaram tão populares nos Estados Unidos, mas quando você está atrás do volante, é uma boa ideia fazer uso de todas as suas habilidades direção defensiva.

Manter-se alerta, planejando com antecedência e dirigindo defensivamente são críticos para o manuseio seguro de seu motorhome. Quando você se torna um dos grandes veículos na estrada, você é responsável pela segurança de seus passageiros, bem como a segurança dos outros veículos com os quais você compartilha a estrada.

 Então agora vai algumas dicas

  • Como você se aproxima de situações de condução como: tráfego, estacionamento e frenagem mudam quando você está dirigindo um motorhome, além disso mudar de faixa e parar em cruzamentos exigem paciência porque motorhomes são maiores do que carros de passeio.
  • Dirigir em locais com trânsito pesado exige que você fique atento a todos os veículos em sua volta, principalmente nos pontos cegos. Muitas vezes é mais fácil dirigi-lo em grandes rodovias interestaduais do que em pequenas ruas ou estacionamentos, onde o tamanho do motorhome fica mais evidente.
  • Estacionar o seu motorhome é mais fácil se alguém estiver te ajudando. Se não tiver ninguém para ajudar, vale uma volta ao redor do veículo para verificar antes de dar a ré. Se você pode diretamente estacionar de frente é ainda melhor, pois isso evita a necessidade de andar de ré. Pense em instalar uma câmera de ré, elas são muito úteis.
  • Frear um veículo maior exige mais tempo e distância do que um carro normal. Paciência sempre ajudará, pois você estará compartilhando a rua com motoristas que não entendem que você precisa de uma distância maior a sua frente, por isso sempre esteja preparado para frear rapidamente.
  • O vento vai influenciar no motorhome. Apesar da resistência do vento algumas vezes diminuir um pouco a velocidade, é recomendado prestar muita atenção em situações climáticas adversas.
  • Virar uma esquina com um motorhome demanda um raio de curvatura maior. Uma curva fechada pode terminar com os pneus traseiros em cima do meio fio ou até mesmo no gramado de alguém. Você deve também permanecer na sua própria faixa de fluxo, mas mesmo assim deverá fazer a curva mais aberta possível, sempre evitando colisões. É sempre bom praticar um pouco com o motorhome para ganhar confiança na direção.
  • Seu motorhome é mais alto do que um carro ou uma caminhonete. Algum dos caminhos que você é familiar podem ser inapropriados para seu motorhome. Para evitar ficar preso debaixo de alguma ponte ferroviária ou estragar o seu motorhome batendo em uma passarela, então é muito importante saber a altura do veículo, assim como a altura de tuneis, pontos, garagens e tetos de posto de gasolina. Um guia rodoviário de motorhomes irá listar os caminhos nos quais você não pode andar.
  • Veículos pesados, como seu motorhome, são diferentes para dirigir em comparação a veículos leves. Por exemplo, se você está prestes a rabear, poderá ser um pouco mais difícil de controlar o seu motorhome. Porém ao mesmo tempo. um veículo pesado terá maior aderência, sendo que ele tem pneus ideais, boa suspensão, distribuição de cargas e baixo centro de gravidade.
  • Velocidade também afeta seu motorhome diferentemente de um veículo pequeno. Como veículos pesados podem pegar mais velocidade em uma descida, você deverá prestar atenção na sua aceleração.
  • A pressão correta dos pneus vai ajudar a manobrabilidade do motorhome. Cheque a pressão pelo menos uma vez por semana, mas também vale verificá-lo se sentir alguma diferença na direção do seu veículo.

7 thoughts on “A Arte de Dirigir um MotorHome

  • Tortuga World

    comentários serão bem vindos, tudo o que for acrescentar informações ao mundo do caravanismo é desejável e nos deixará muito feliz. Adoramos saber o que você acha deste post.

    Resposta
  • rene

    Muito bom, com muita propriedade.

    Resposta
  • Jose Alves de Souza

    Dirigir é uma ação prazerosa|. Imaginem estar ao volante de sua própria casa…

    Resposta
    • Tortuga World

      ter o conforto de sua casa logo ali, é prazeroso sim, obrigada pelo comentário

      Resposta
  • RONALDO CAMPOS GABINA

    Excelente matéria! E bem escrita, o que a valoriza ainda mais.

    Resposta
    • Tortuga World

      Obrigada Ronaldo,

      Resposta

Deixe uma resposta para Tortuga WorldCancelar resposta