conteúdo da página
Sem categoria

Construir um MotorCasa sim ou não?

Você está procurando a possibilidade de escolher seu próprio roteiro, ter ainda a possibilidade de ir a lugares inexplorados, demorar o tempo que achar conveniente nestes lugares, acompanhado das pessoas que ama e ainda não abrir mão do conforto de ter junto de você seu cobertor, seu travesseiro e sua cervejinha gelada da forma como gosta na geladeira?

Então ter um motor home pode sim te ajudar com tudo isso, mas

Será que vale comprar um, ou será que é melhor construir um MotorCasa em Casa?

Usamos o termo construir, mas penso que o termo correto seria transformar, pois o que acontece de fato é que pegamos uma plataforma pronta (carro já construído) e o transformamos.

O que é um MotorCasa

O MOTORCASA ou MotorHome é um veículo montado para ser uma CASA SOBRE RODAS e que possui mobiliário, cama, banheiro, cozinha e armários. Além de sistemas hidráulico, e sistema elétrico próprio.

Você está racionalmente pensando se vale a pena comprar um ou então, construir um motorcasa em casa? Vamos analisar alguns dados que podem te ajudar a decidir.

O Brasil é continental e a diversidade encontrada de costumes, comidas, músicas, é enorme. Podemos até dizer que são vários Brasis. A procura por uma maneira mais confortável de poder ir e vir sem precisar socar as roupas em uma mala pequena e depois ficar horas apertado dentro de um carro, ônibus ou mesmo um avião não é mais a forma como algumas pessoas estão dispostas a viajar, e assim nasce o sonho de um MotorHome. Ele é um símbolo de liberdade.

Realizar um sonho não tem preço! Se o seu sonho é ter um motorhome então já deve ter visto em algum lugar ou pelo menos imaginado que viajar de motorhome pode ser de 40% a 80% mais econômico que uma viagem tradicional. Sim isso é verdade! Mas se precisa considerar a compra de um MotorCasa então sabe também que isso exige um investimento considerável. É aí que a coisa complica!

Um motorhome 0km pequeno adaptado em uma Van custa uma verdadeira fortuna no Brasil. Em média R$ 300.000,00. Uma Van de maior porte F4000 com carroceria customizada fica entre 400 a 500 mil dependendo do fabricante e dos itens opcionais de conforto.

Ah! mas existem os motorhomes usados….

Mesmo no mercado de usados de motorhomes os preços são absurdos, e dificilmente terá a opção de parcelar o valor. Um seminovo de qualidade tem um preço elevado. E vamos considerar a Qualidade Construtiva dos Motorhomes Nacionais

Precisamos primeiro entender o mercado de motorhomes nacionais. A maioria dos proprietários de motorhome até agora aqui no Brasil é de pessoas que já se aposentaram e escolheram esse modo de viajar para poder aproveitar melhor a nova fase da vida. E essas pessoas geralmente não fazem um uso realmente intensivo do veículo. Eles costumam ir de encontro em encontro, de camping em camping e ficam estacionados curtindo o destino escolhido. É fácil verificar que os motores-casa usados, com 2 ou 3 anos de uso, tem baixa quilometragem, muito menor que a média dos carros usados com a mesma idade.

Os fabricantes não são bobos, e exatamente por conta disto, têm investido cada vez mais em deixar o motorhome mais bonito e atraente mas eles são uma empresa que precisa fazer lucro então não podem perder de vista os custos, a escolha acaba sendo o uso de materiais mais frágeis e leves. O foco é este mercado, pessoas com mais idade, que buscam status, conforto e design e que usam o veículo eventualmente.

Ou seja, os motorhomes não precisam ser super resistentes. Apenas leve e bonitos.

No geral os moveis são de MDF ou AGLOMERADO e não de madeira maciça ou de compensado.
Vale a pena montar um motorhome de forma caseira

Esta é uma opção mais viável. Sai muito mais barato e você irá ter algo adaptado as suas necessidades à sua viagem.

O problema é a falta de conhecimento. Mesmo que você dependa de um profissional para ajudar na parte construtiva, não errar nas escolhas do material adequado, entender o passo a passo é crucial

Fora isso, tem a questão do tempo. Você poderá fazer a transformação dentro do prazo que desejar respeitando o orçamento que tem para cada etapa do processo.

Será que vale pensar na possibilidade de construir o próprio MotorCasa? Um americano com todo o poder aquisitivo que geralmente dispõem, escolhem o caminho do “DO IT YOURSELF” faça você mesmo, construir muitas vezes se torna uma terapia.

Querendo dicas valiosas sobre o construção e caravanismo? http://bit.ly/2OekRNu

Deixe uma resposta