conteúdo da página

Banca de baterias para o seu MotorCasa

Você sabe porque precisa de uma bateria estacionária na moradia do seu MotorCasa?

 

Quando você vai construir seu próprio MotorCasa você precisa de uma bateria para o carro, e outra para a Moradia. A automotiva já faz parte do carro e é necessário para dar partida no motor. A tentação de utilizar esta bateria para a moradia é grande mas não se deve fazer isso.

As baterias estacionárias e as automotivas são semelhantes, as duas guardam carga para serem utilizadas como energia, mas elas trabalham bem diferentes uma da outra. Para suprir as necessidades da moradia dentro de um MotorCasa o que você utiliza é a bateria estacionária, algumas pessoas confundem o uso:

estacionária?

ou automotiva?

Enquanto baterias automotivas, como o nome já diz, são projetadas para uso em automóveis, com uma vida útil estimada em cerca de 3 anos, as baterias estacionárias são construídas com materiais nobres, feitos para durarem muito mais tempo.

Vamos entender a diferença.

Baterias automotivas

Uma bateria automotiva é constituída de várias placas em paralelo com espessura muito fina, esta construção provê maior superfície de contato para a solução acida e por consequência fornece uma maior corrente (amperes) ao custo de uma degradação mais rápida do material essa capacidade de fornecer uma grande corrente num período de tempo muito curto, é necessária para dar partida no motor do carro. São feitas para estarem sempre carregadas. Uma vez que o motor esteja funcionando, o alternador encarrega-se de mantê-la sempre carregada. A descarga máxima projetada para bateria automotiva é de apenas 10% de sua capacidade total.

É necessário dar muita atenção a emissão de gases tóxicos pelas baterias automotivas. Ambos os modelos emitem basicamente hidrogênio e vapor de ácido sulfúrico, principalmente durante o processo de carga. Nos carros este “vapor” é rapidamente dispersado, pois a bateria fica embaixo do capô separado da cabine dos passageiros. O contato com esses gases pode causar sérios problemas de saúde, dependendo da quantidade de baterias e ventilação do ambiente.

Baterias estacionárias

Já a estacionária são baterias projetadas para ciclos de descarga profundos, com materiais internos nobres, e placas de chumbo mais espessas, feitas para durarem mais tempo.

Possuem filtro que impedem emissão de vapor da solução acida, deixando passar apenas hidrogênio que não é nocivo a saúde, portanto podem ficar no mesmo ambiente de trabalho com pessoas, apesar de ser recomendável uma ventilação mínima também.

Seus eletrodos são mais espessos que as automotivas e são feitas com chumbo de melhor qualidade, com liga chegando a 95% ou mais de pureza. Podem sofrer até 80% de descarga sem prejudicar sua vida útil, e suportam quantidade maior de ciclos de carga e descarga.

Duram em torno de 5 anos, havendo casos onde ultrapassam 10 anos, dependendo dos ciclos de carga, temperatura ambiente e outros fatores que impactam na sua vida útil.

Conclusão

A bateria automotiva aplicada em um sistema de energia solar não durará muito tempo e será uma dor de cabeça ao proprietário. Ela não pode ser usada em longos períodos de descarga, pois as soldas internas foram designadas apenas para um curto período e o contrário pode ocasionar acidentes. As baterias estacionárias são fabricadas de maneira a economizar no desgaste e por isso, tem vida útil prolongada que pode chegar até 10 anos.

As demais diferenças estão em:

Os pólos de uma bateria automotiva são do tipo cônico, padrão utilizado em automóveis. As estacionárias possuem terminais do tipo parafuso e porca, o que facilita a montagem de interligações entre baterias;

Baterias estacionárias precisam de certificação da ANATEL para serem utilizadas. São testadas e aprovadas em laboratório licenciado antes da sua circulação. Nem sempre as baterias automotivas precisam dessa licença.

Então agora você já sabe porque não pode usar uma bateria automotiva para a moradia do seu MotorCasa.

Seu MotorCasa terá uma geladeira que precisa de energia sendo liberada constantemente e provavelmente terá uma ou até duas televisões que vão funcionar por períodos prolongados e não podemos esquecer que também vai precisar de energia para os equipamentos eletrônicos como computadores e celulares.

 

 

fonte de pesquisa:  redimax.com.br – dmesg.com.br

2 comentários em “Banca de baterias para o seu MotorCasa

  • 2 de julho de 2018 em 22:14
    Permalink

    Essa eu não sabia fico agradecido pela informação

    Resposta
  • 4 de julho de 2018 em 10:25
    Permalink

    Ficamos felizes em poder ajudar

    Resposta

Deixe uma resposta