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Planejamento da energia para o Motor Casa

Se quisermos viver em nossa nova moradia e não abrir mão de certos confortos que a modernidade nos trás precisamos pensar no sistema elétrico. A preocupação maior já se inicia em decidir se queremos ter acesso a 110v ou 220v mas, não podemos esquecer que além de ser uma casa trata-se também de um carro e neste caso a linguagem em termos de energia é 12v ou 24v.energia solar

São tantas opções, e cada uma com vantagens e desvantagens, você precisa contabilizar tudo o que vai precisar dentro de sua nova realidade, fazer a conta de consumo de cada aparelho e prestar atenção nos picos de energia do sistema.

Existem opções de geladeira de 12v e 24v. A de 24v ao que parece é mais econômica, o consumo em ampere hora é menor, quase metade da de 12v. Mas.. como nem tudo é perfeito, providenciar uma instalação a 24v só por conta da geladeira e trabalhar com sistema diferente para alimentar, computador, telefone celular, iluminação, televisão seria no nosso julgamento improdutivo, portanto, aguardar que assim que encontrarmos opções melhores e ter a sorte de essa alteração ser viável? Trocar não é mesmo? Que bom que nada é definitivo nesta vida, por enquanto, ficar com a opção de 12v, visto que é necessário tomar decisões para que o projeto não pare.

Ok, decidido assim então, mas como instalar? Procurando muito encontramos um sistema que nos convenceu.

projeto solar motor home

 

Querendo dicas valiosas sobre o construção e caravanismo? http://bit.ly/2OekRNu

Se você gostaria de saber mais sobre o sistema então assista ao vídeo do Professor Marcelo Moraes. É completo e são apenas 7 minutinhos.

fonte o esquema de energia : youtube

fonte da foto de capa: proteste

 

Obrigada por ler a matéria, comentários são bem vindos. Compartilhando informações chegamos mais longe.

6 comentários em “Planejamento da energia para o Motor Casa

  • 11 de agosto de 2017 em 13:30
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    Gostaria de saber se com esse esquema elétrico, com duas baterias de 240A e um inversor de 2000W, vocês conseguem ligar o ar condicionado? Ou ele está ligado separado só para rede de energia elétrica?

    Também estou montando um furgão Agrale, vou fazer um pequeno motorhome, sozinho.

    Abraços

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    • 11 de agosto de 2017 em 14:40
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      Bom dia Dionei Emmendoerfer, obrigado pelo seu comentário, ainda estamos testando o sistema e neste caso a resposta fica um pouco comprometida, tivemos que trocar a nossa banca de baterias por erro nosso, deixamos ele zerar por inteiro mais de uma vez, foi falta de conhecimento mesmo, agora estamos com baterias novas, quanto a experiência que tivemos até o momento, sim ele está tocando, segura umas duas horas mais ou menos, mas cuidamos de ter um ar condicionado COM INVERTER, ele só consome 830 wats e não sofre picos de energia o que faz com que o consumo em amperes é baixo, neste caso seu inversor de 2000 será mais do que o suficiente para suprir, nosso inversor é de 5.000.
      Carregamos nossas baterias com as placas solares quando o sol está muito bom, mas também podemos carregar ele com o alternador do carro ou com a rede elétrica externa, isso permite que possamos deixar o ar ligado mais tempo.

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  • 12 de agosto de 2017 em 15:42
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    O problema de descarga das baterias ocorreu com baterias estácionarias?
    Li em alguma lugar que não é aconselhavel carregar as baterias estacionarias com o alternador do carro, vc ja teve algum problema por isso?
    Para carregar as baterias com a rede eletrica, usa carregar de baterias inteligente?

    E no geral, como o agrale tem se comportado?

    Abraços e obrigado pela atençao

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    • 14 de agosto de 2017 em 01:00
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      Nosso problema foi não ter desligado as baterias adequadamente quando deixamos o carro na mecânica para instalar a direção hidráulica e de ter turbinado o motor, isso esgotou as baterias totalmente.
      Quanto a carregar as baterias com o alternador, a experiência até o momento tem sido muito boa.

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      • 21 de agosto de 2017 em 17:41
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        Putz q zebra!! Vivendo e aprendendo hehe

        O meu Agrale ja veio com direção hidráulica e turbo.

        Mais uma curiosidade, como você fez essa ligação do alternador com as baterias da casa? Usou algum relê para quando o carro desligado os equipamento não roubarem carga da bateria de partida? Porque acredito que se fizer a ligação das baterias diretamente, elas vão consumir as cargas todas juntas.

        Abraço e obrigado pela atenção.

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        • 21 de agosto de 2017 em 18:45
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          Boa tarde
          Isso, o relé é pro alternador carregar junto com a do carro.
          Desligou o motor, ele só consome a bateria da casa e a do motor fica intacta.

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